Caponord 1200 Rally

Caponord 1200 Rally
  • Amarelo
  • Verde
  • Cinza
Caponord 1200 Rally
APRILIA CAPONORD 1200 RALLY

A Aprilia apresenta uma nova versão da Caponord 1200, uma moto que rompe com as fronteiras e se adapta a qualquer tipo de viagem.
Nasce a nova Aprilia Caponord 1200 Rally: mais eclética, mais confortável e com equipamento de topo. Às prestações do motor desta moto juntam-se os excecionais predicados da sua ciclística e os conteúdos tecnológicos de última geração, como o ADD.

FICHA TÉCNICA

TECNOLOGIA

CATÁLOGO

VIDEO

GALERIA

  • CAPONORD 1220 RALLY

    Depois da Caponord 1200, a mota perfeita para qualquer tipo de utilização em estrada, que alcançou o topo da sua categoria em conteúdos tecnológicos e qualidades ciclísticas, a Aprilia apresenta agora uma versão capaz de superar os limites do asfalto, onde a viagem se torna numa aventura. Nasce a Aprilia Caponord 1200 Rally, adequada para a mobilidade diária e para as grandes viagens de aventura.


    O conceito de uma só moto para percorrer todo o tipo de estradas amplia-se. As novas jantes de raios - sendo a dianteira de 19” – da Aprilia Caponord Raly, com pneumáticos adequados a qualquer terreno, tornam possível chegar a qualquer destino, independentemente das estradas que se encontre pela frente. Para engrandecer a grande versatilidade da Aprilia Caponord 1200 Rally, surge o sofisticado sistema de suspensão semi-ativa ADD (protegido por quatro patentes), capaz de reconhecer o estilo de condução, a quantidade de carga a bordo e as condições do piso, de forma a adaptar-se automaticamente e em tempo real.




    Aprilia Caponord1200 Rally
  • Motor em V a 90º
    BICILIDRICO TECNOLOGICAMENTE AVANÇADO

    A Caponord 1200 Rally é impulsionada pela última evolução do bicilindrico Aprilia instalado com sucesso na Caponord 1200. O V2 italiano é dono de tecnologia muito avançada e de um cuidadoso estudo da dinâmica interna de fluídos, com vista a melhorar a combustão, reduzir o atrito e maximizar o desempenho.

    O motor de 1200cc da Caponord beneficia de uma série de melhorias e de aperfeiçoamentos quanto aos respetivos settings, configurações, timmings e controlos eletrónicos. O desenvolvimento deste propulsor permitiu, ao longo do tempo, obter um funcionamento progressivo e disponível a baixas rotações, aumentando, dessa forma, o prazer de condução e o conforto, melhorando o consumo de combustível.


    Caraterísticas gerais do motor da Caponord 1200 Rally:

    • Bicilindrico em V a 90º

    • Desempenho: potência máxima de 125 CV às 8.000 rpm

    • Binário máximo de 11,7 kgm às 6.800 rpm

    • Tecnologia Ride-by-Wire com três mapas (Sport, Touring, Rain)

    • Ignição Twin Spark

    • Catalizador de três vias e dupla sonda Lambda

    • Embraeagem com comando hidráulico

    • Novo compensador de escape com vista a melhorar a curva de binário, especialmente nos regimes médios


    Filho da experiência adquirida pela Aprilia na competição, o bicilindrico compacto de Noale é uma obra de arte italiana também do ponto de vista estético, mérito dos engenheiros italianos cujo compromisso foi o de construir um motor de exceção.




    Aprilia Caponord1200 Travel Pack_engine
  • ALÉM DAS EXPETATIVAS

    A Caponord 1200 Rally assume-se como a moto definitiva, perfeita para qualquer situação, como a nova referência da forma e da função, em que a personalidade típica do design italiano se conjuga com um corpo esbelto. Como em todas as Aprilia, a desportividade transparece a partir dos principais traços estilísticos, onde sobressai o farol triplo, que se tornou numa imagem distintiva de todas as Aprilias modernas. Os traços gerais da moto foram elaborados ao longo de numerosas sessões em túnel de vento, o que permitiu encontrar um equilíbrio perfeito entre uma excelente aerodinâmica e uma excecional proteção para os ocupantes. Para garantir o máximo conforto para condutor e passageiro, intervêm o pára-brisas de dimensões superiores e regulável, os protetores de mãos e os painéis laterais, dimensionados para conferir proteção. O estilo aventureiro da Caponord 1200 Rally é complementado pelas proteções metálicas laterais e também pela proteção do motor. Outra novidade refere-se aos faróis auxiliares em LED, que contribuem para incrementar a segurança de condução, especialmente em condições de fraca visibilidade.


    Um dos aspetos mais importantes numa moto dedicada às viagens mais longas e exigentes, é a posição de condução. A Aprilia Caponord 1200 Rally oferece aos pilotos uma posição de condução correta e descontraída, facto que resulta de estudos ergonómicos específicos que visaram obter uma postura dominante e não fatigante durante viagens longas, com um perfeito controlo da moto em condução desportiva em estrada e em pé no off-road. O assento é particularmente acolhedor e está colocado a apenas 840 mm do solo, permitindo um controlo total da moto quando parada, estando também disponível como acessório um assento mais baixo, que reduz a altura ao solo. Até a posição do passageiro foi objeto de uma atenção especial: o respetivo banco, largo e plano, é separado do banco do piloto e tem um formato que o impede de deslizar para a frente, garantindo um excelente conforto em todas as situações de condução. Por seu turno, a capacidade de 24 litros do depósito de combustível garante a possibilidade de percorrer longas distâncias sem ter que parar para reabastecer.


    O design da Caponord 1200 Rally é complementado pelas novas malas laterais revestidas a alumínio, com uma capacidade de 33 litros cada. As dimensões da moto, com as malas instaladas, resultam bastante compactas, não originando qualquer perturbação para o passageiro durante a viagem e no momento de subir a bordo. Em caso de as malas não estarem montadas, é possível ajustar a altura do silenciador.




  • CONFIANÇA TOTAL

    A Aprilia foi a primeira marca a acreditar no Ride-by-Wire, uma tecnologia sofisticadíssima introduzida pela primeira vez no mundo desportivo em 2002 na RS Cube, e, nas motos de série, na Shiver 750, em 2007. O seu nível de eficácia atingiu o auge com a Aprilia Caponord 1200 Rally. O RbW interage na perfeição com a eletrónica do motor e otimiza a gestão da potência, de forma a obter-se suavidade em baixas rotações, disponibilidade em médias e elasticidade nos altos regimes. Um motor eficiente cujos resultados também se verificam na otimização do consumo de combustível.


    Os três mapas (Rain, Touring, Sport), selecionáveis também em andamento, possibilitam ter uma moto com três caráteres diferentes, capaz de se adaptar instantaneamente a qualquer necessidade.

    SPORT: máximo desempenho, com uma resposta pronta e direta, para assegurar uma condução desportiva.

    TOURING: a potência máxima é a mesma do mapa SPORT, mas surge de forma mais fluida e adaptada à vida quotidiana.

    RAIN: a potência é limitada a 100 CV, para assegurar o máximo controlo e segurança em condições de fraca aderência.


    O ABS e o controlo de tração (ATC), ambos desconetáveis, são de série na Aprilia Caponord 1200 Rally. O sistema ABS de duas vias é específico para a versão Rally da Aprilia Caponord 1200. A sua calibração específica permite desfrutar plenamente da ciclística em condução desportiva sem ser invasivo, mesmo em travagens intensas, garantindo o máximo de segurança em piso escorregadio. O ATC (Aprilia Traction Control) é um exclusivo sistema de tração patenteado, derivado do Aprilia Performance Ride Control (APRC) da extraordinária RSV4, estudado para garantir a máxima aderência e fornecer ao piloto a máxima confiança na condução. Os seus três níveis de controlo, calibrados especificamente para a Aprilia Caponord 1200 Rally, são ajustáveis no contexto dos diferentes tipos de condução e das condições do piso:


    Nível 1: para uma experiência de condução desportiva pura, dedicado à diversão.

    Nível 2: adequado à cidade e ao turismo.

    Nível 3: ideal para lidar com segurança situações difíceis, tal como superfícies escorregadias.


    O ADD (Aprilia Dynamic Damping) é um sistema dinâmico de suspensão semi-ativo desenvolvido pela Aprilia e protegido por quatro patentes, afirmando-se como uma referência em termos de tecnologia, eficiência e fiabilidade. O sistema ADD mede, em tempo real, a energia transmitida ao veículo pelas condições de piso e as condições necessárias ao melhor funcionamento da forquilha e do amortecedor, de forma a minimizar as acelerações sobre o quadro e, assim, maximizar o conforto. Para garantir o máximo desempenho em toda a faixa de operação de funcionamento da forquilha e do amortecedor, o ADD utiliza um algoritmo “comfort oriented”, patenteado, que combina os princípios dos algoritmos “skyhook” e “acceleration driven damping”. Além do conforto, é reforçada a manobrabilidade e incrementada a segurança, graças às estratégias de software adotadas, ligadas diretamente às ações do piloto. O sistema reconhece as fases de condução (aceleração, libertação do acelerador, travagem) e adequa a configuração base da forquilha e do amortecedor graças a uma patente adicional que permite definir curvas específicas de calibração da regulação dos sistemas.


    A grande precisão do sistema é confiada a uma seleção de sensores derivados do mundo automóvel, que permitem obter níveis de fiabilidade excecionais e medir com precisão máxima as movimentações da forquilha e do amortecedor. Em sistemas de suspensão de calibração eletromecânica, já presentes no mercado, o piloto, através de um botão, ativa um motor elétrico que muda a configuração da suspensão. No sistema ADD, o piloto nada tem que fazer, a não ser conduzir sem preocupações.


    Na parte traseira, encontra-se um amortecedor com “piggy back” incorporado, regulável eletronicamente em pré-carga de mola em 4 posições pré-definidas, evidenciadas na instrumentação digital: só piloto, piloto e passageiro, piloto e bagagem e piloto e passageiro e bagagem. Patente exclusiva da Aprilia é o controlo automático da pré-carga. Uma vez selecionada esta opção, o sistema deteta a carga na moto (peso de combustível, condutor, passageiro e bagagem) e adequa automaticamente a pré-carga para os valores ótimos de equilíbrio da moto. A capacidade de o ADD interpretar qualquer irregularidade da estrada, garantindo a melhor aderência possível, permite à Aprilia Caponord 1200 Rally obter valores de espaço de travagem perfeitamente excecionais.


    O Aprilia Cruise Control permite definir a velocidade desejada e mantê-la constante, mesmo em subidas e descidas, não sendo necessária qualquer intervenção no acelerador. O sistema desativa-se automaticamente se o piloto acionar os comandos dos travões, da embraiagem ou do Cruise Control, tornando-se num sistema da maior utilidade em auto-estrada, que ajuda a economizar combustível e a tornar a condução menos cansativa.


    A instrumentação que equipa a Aprilia Caponord 1200 Rally é completamente digital: o painel LCD integra o velocímetro, tacómetro, kms totais e dois parciais, nível de combustível e temperatura do líquido de refrigeração. Existe também indicação do mapa selecionado e de qual a regulação da pré-carga de mola selecionada. Vem ainda indicada a marcha inserida, o nível de regulação escolhido para o ATC e o funcionamento do aquecimento de punhos (fornecido em opção).


    O design da Caponord 1200 Rally é complementado pelas novas malas laterais revestidas a alumínio, com uma capacidade de 33 litros cada. As dimensões da moto, com as malas instaladas, resultam bastante compactas, não originando qualquer perturbação para o passageiro durante a viagem e aquando de subir a bordo. Em caso de as malas não estarem montadas, é possível ajustar a altura do silenciador.




    Aprilia Caponord1200 Rally
  • SEMPRE LIGADA

    O elo de ligação entre o veiculo e a internet é chamado de A-MP, Aprilia Multimedia Platform, a plataforma multimédia capaz de tornar a viagem mais segura e confortável. Uma janela para o futuro, que estabelece as bases para uma nova forma de comunicação em duas rodas.


    Depois de fazer o download da aplicação gratuita, a conexão via Bluetooth ao veículo com o smartphone permite visualizar e modificar as várias opções de acordo com o gosto pessoal: velocímetro, taquímetro, potência e binário, ângulo de inclinação, consumo de combustível, velocidade média e tensão da bateria são apenas algumas das funções representadas. O A-MP armazena todos os dados da viagem e permite uma análise posterior, contendo, também, o manual de utilizador do veículo.