Tuono V4 1100 RR

Tuono V4 1100 RR
  • Preto
Tuono V4 1100 RR

Para a naked mais veloz de sempre, descendente direta da RSV4, sete vezes campeã de SBK, chega uma evolução que permite atingir prestações excecionais. A nova gestão eletrónica compreende agora um vasto leque de controlos dinâmicos do APRC, com os novos Cornering ABS, Pit Limiter e Cruise Control.
O fantástico V4 com 175 CV cumpre agora o Euro 4, com uma performance soberba.

FICHA TÉCNICA

TECNOLOGIA

CATÁLOGO

VIDEO

GALERIA

  • Euro 4, prestações de topo

    A Tuono V4 1100 é a única naked com um quatro cilindros em V a 65, com caraterísticas únicas. A arquitetura em V longitudinal permitiu a construção de um motor extremamente compacto, favorecendo o equilíbrio de massas e um ciclística compacta. Por seu turno, o propulsor surge agora com um novo sistema de escape cujo silenciador tem uma dupla sonda Lambda e válvula integrada. A centralina do motor é também uma nova unidade, capaz de gerir o incremento das rotações de 500 rpm.

    Tuono V4 RR 2017
  • Suspensões e travões da RSV4

    Para além do magnífico quadro, que possibilita uma manobrabilidade e estabilidade únicas e que é derivado da RSV4, existem novidades nos travões e nas suspensões. Os travões dianteiros Brembo derivam diretamente da nova RSV4 e contam com discos de 330 mm e pinças M50.

    Tuono V4 RR 2017
  • Eletrónica completamente revista

    A maior inovação na nova Tuono é relativa à sua eletrónica, com o novo APRC. O APRC (Aprilia Performance Ride Control) é o conhecido pacote de sistemas de controlo que deriva diretamente da tecnologia vencedora das Superbikes, o mais completo entre os disponíveis no mercado atualmente.
    A quarta geração do APRC integra-se na perfeição com a nova gestão eletrónica do novo comando do acelerador, completamente integrado Full Ride-by-Wire, o qual permitiu retirar 590 gr de peso à moto.

    O APRC da Tuono V4 1100 RR e da Tuono V4 1100 Factory inclui:
    - Novo ATC: Aprilia Traction Control, o controlo de tração regulável, sem largar o acelerador, com 8 níveis, graças a um prático joystick no lado esquerdo do guiador, com requintadíssimas lógicas de intervenção;
    - Novo AWC: Aprilia Wheelie Control, o sistema de controlo de levantamento da roda dianteira, regulável em 3 níveis, pode ser ajustado sem largar o acelerador
    - Novo ALC: Aprilia Launch Control, o sistema de servomecanismo na partida para uso exclusivo em pista, regulável em 3 níveis;
    - Novo AQS: Aprilia Quickshift, a caixa de velocidades eletrónica, para mudanças extremamente rápidas sem largar o acelerador e sem usar a embraiagem, agora com downshift
    Novo APL: Aprilia Pit Limiter, sistema que permite selecionar e limitar a velocidade para entrar no pit lane do circuito
    Novo ACC: Aprilia Cruise Control. A nova gestão eletrónica permitiu desenvolver um evoluido sistema de cruise control, útil em viagens longas.

    Além do APRC de quarta geração, as novas Tuono têm de série um evoluido Cornering ABS Multimapa, desenvolvido em colaboração com a Bosch para garantir maior segurança na estrada e melhores performances em circuito. O sistema 9.1 MP otimiza a travagem e a intervenção do ABS em curva, graças a um algorítmo específico que controla parâmetros como a acelçeração lateral, a pressão exercida na manete de travão e o ângulo da moto. O novo ABS trabalha em conjunto com o sistema RLM (Rear Liftup Mitigation) da Aprilia, que limita a elevação da roda traseira aquando da travagem, para maior precisão de condução. O Cornering ABS é regulável em 3 níveis e desconectável, e independente dos 3 novos mapas de motor (Sport, Track, Race), permitindo ao piloto encontrar facilmente a melhor regulação possível. Os mapas de motor são "full power".

    A renovação da gestão eletrónica da Tuono passa também pela nova instrumentação TFT, a cores, que resulta num verdadeiro computador com funções excecionais. Possui dois esquemas visuais selecionáveis (Road e Race), com retroiluminação diurna ou noturna. Como opcional, surge a nova versão do V4-MP, a plataforma multimédia da Aprilia, que permite conectar o smartphone à moto via bluetooth. Agora, contempla o sistema Corner By Corner, cujos dados podem ser posteriormente descarregados para um computador. Nesta nova versão, existem também novos circuitos e a possibilidade de aquisição de dados e de cronometrar um circuito não presente no software, que agora reduz ao mínimo o consumo de bateria do smartphone. O V4-MP inclui também um sistema de infotainment, que faz a gestão dos comandos por voz e das chamadas do smartphone, sendo tal atividade visível na instrumentação digital.

    Tuono V4 RR 2017
  • Versões e Cores

    A nova gama Aprilia Tuono V4 1100 está disponível em Grigio Portimão e Nero Assen, enquanto que a Tuono V4 1100 Factory tem os grafismos Superpole. Esta última distingue-se pelo trio Ohlins e pela cobertura do lugar do passageiro. Em ambos modelos, a ligeireza das jantes em alumínio contribui para reduzir ao máximo o efeito giroscópio, o que redunda numa superior manobrabilidade. A Tuono V4 1100 Factory tem os Pirelli Diablo Supercorsa, com a medida 200/55 atrás, e a Tuono V4 RR os Pirelli Diablo Rosso III.

    Tuono V4 RR 2017