Tecnologia

aPRC - Aprilia Performance Ride Control

O aPRC (Aprilia Performance Ride Control) é o conjunto de sistemas de controlos ativos que equipa a RSV4 e a Tuono V4, diretamente derivado da tecnologia vencedora das Superbikes, apresentando-se como o mais completo e sofisticado atualmente no mercado.

Esta plataforma de controlos inclui: aTC (Aprilia Traction Control), aWC (Aprilia Wheelie Control), aLC (Aprilia Launch Control), aQS (Aprilia Quick Shift). A partir das versões RSV4 44 e RF e Tuono V4 1100 RR e Factory, o AWCfoi recalibrado para a máxima performance no nível 1, o mais livre.

aTC Aprilia Traction Control

É um exclusivo sistema de controlo de tração, estudado e desenvolvido pela Aprilia, para garantir aderência em praticamente qualquer tipo de piso, de forma a proporcionar ao piloto a maior confiança e a máxima segurança possível na condução.
Dois sensores de velocidade permitem à centralina controlar, em qualquer instante, a velocidade de rotação das rodas, fornecendo a informação, através do sofisticado sistema de comunicação CAN-bus, à unidade eletrónica de controlo do motor. Quando a velocidade de rotação da roda motriz é superior à da roda dianteira, a centralina intervém e limita o binário fornecido pelo motor, controlando a perda de aderência. Os 8 níveis de controlo são ajustáveis na razão dos diferentes tipo de condução e das condições do asfalto.

aWC Aprilia Wheelie Control

Poder explorar o máximo potencial de uma máquina sem perder potência é o desejo de qualquer piloto. Com o sistema aWC (Aprilia Wheelie Control), a Aprilia logrou alcançar resultados extraordinários.
Graças à patente exclusiva da Aprilia, o aWC é capaz de determinar o momento em que a roda levanta e age delicadamente de forma a que esta desça novamente. Esta gestão é contínua e suave, não se verificando cortes abruptos de potência, mas apenas uma perfeita gestão da aceleração. O sistema aWC é ativado a partir do painel de instrumentos e regulável independentemente dos outros controlos, tendo 3 níveis de intervenção.

aQS Aprilia Quick Shift

Caixa de velocidades eletrónica para mudanças rapidíssimas, sem fechar o acelerador nem acionar a embraiagem. Quem procura as melhores performances não se pode dar ao luxo de perder nem um milésimo de segundo, nem mesmo numa operação simples como uma mudança de velocidade.
O sistema funciona em harmonia perfeita com a renovada caixa de velocidades, limitando a quebra de rotação nas trocas de caixa e permitindo, em consequência, uma melhoria dos tempos por volta.

aLC Aprilia Launch Control

É um sistema utilizável no início de marcha, apenas para utilização em pista, ajustável em três níveis.
A partida perfeita é um sonho de todos os pilotos, dado que, muitas vezes, significa uma parte significativa do trabalho a levar a cabo em corrida. No entanto, gerir o poderio das Superbikes modernas não é tarefa simples.
O sistema aLC (Aprilia Launch Control) permite dar início à corrida colocando o maior número de cavalos possível à disposição do piloto, numa fase crítica da corrida como é o seu início. O sistema aLC deixa ao piloto a incumbência de abrir ao máximo o acelerador, soltar a embraiagem como normalmente faz e trocar de velocidades.
O sistema aLC, ajustável em três níveis, prepara a moto quando se primem os dois botões do joystick do lado esquerdo do guiador que permite a gestão do controlo de tração.

RbW Ride by Wire

A Aprilia foi o primeiro fabricante de motos a projetar e a construir um acelerador de tipo eletrónico, introduzido pela primeira vez numa Shiver 750 em 2006. É o resultado de tecnologia altamente sofisticada, outrora reservada à competição, que ajuda o piloto a obter o máximo desempenho da sua moto.
O RbW interage na perfeição com a unidade de controlo eletrónico do motor, gerindo da melhor forma a potência disponível ao longo de toda a faixa de rotação do motor. Um motor mais eficiente é também aquele que otimiza o consumo de combustível.